CRISMACHEM recebe a Certificação TicTacDEA da Save Heart Attack Association e alarga a rede de socorro CardioCivil.

– Marcelo Montoro –

O CRISMACHEM é um novo espaço cardioprotegido graças à conclusão com êxito do programa TicTacDEA, que é a ferramenta de formação e treino da Asociación Salvar Ataque de Corazón que tem como objetivo contribuir para aumentar os salvamentos e diminuir o número de vítimas de ataque cardíaco, juntamente com a investigação e divulgação. Desta forma, a CRISMACHEM está integrada na Rede de Socorristas Cardiovasculares, sendo capaz de reconhecer uma vítima, alertar o serviço de emergência sanitária e iniciar o socorro adequado, tanto no ambiente profissional como no ambiente familiar e de lazer. A empresa dispõe ainda de um desfibrilhador automático externo (DAE) registado e ligado ao Serviço de Urgência para atuar em caso de incidente.

Perante um incidente do sistema circulatório, o tempo é crítico e a educação e a formação são a única resposta para oferecer a ajuda correcta à vítima de ataque cardíaco. O desconhecimento é a primeira barreira ao socorro das vítimas de enfarte.

O programa TicTacDEA, inspirado na campanha de sensibilização da American Heart Association, indica o caminho para ensinar e formar civis: linguagem civil, conceitos simples e conselhos práticos.

Nestes casos, o desconhecimento ou a confusão não ajudam a vítima. A diferença entre a situação mais ligeira e a mais crítica é simples e fácil de ver quando é conhecida. Nos últimos 10 anos, a instalação de DAE tem vindo a aumentar porque são eficazes, fáceis de utilizar e seguros, e necessários para socorrer vítimas fora dos hospitais. No entanto, o número de vítimas socorridas estagnou em cerca de 10% durante mais de 15 anos.

Para a CRISMACHEM, esta formação é uma responsabilidade social, uma recomendação legal, uma prescrição médica, uma garantia familiar e um ato de generosidade. Conseguiremos aumentar o número de salvamentos de vítimas de enfarte.